- Área: 140 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Imagen Subliminal
-
Fabricantes: GUBI, HAY, ISIST, Santa & Cole, Stua
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se concebe como a construção de uma casa dentro de outra casa, ou seja, se parece mais com o processo de construir uma residência unifamiliar do que ao processo de uma reforma interna, já que tem sua própria estrutura, fechamentos e instalações. O espaço da "nova residência" é composto por 10 lajes situadas em diferentes alturas que correspondem ao novo programa demandado pelo cliente, comprimindo ou expandindo o espaço segundo a atividade a ser desenvolvida.
Por conta disso, as diferentes alturas respondem aos diferentes usos. Para receber tais lajes, propõe-se uma estrutura de aço branca complementada por planos de madeira de pinho que ora apoiam sobre a estrutura existente no piso, ora a partir das estruturas aparentes da cobertura. O volume permite, portanto, o desenvolvimento de atividades em diversas escalas, oferecendo espaços de intimidade e espaços coletivos.
Os níveis ou estratos muitas vezes funcionam como mobiliários que mudam o uso do espaço que geram, estando sempre vinculados por escadas ou passagens curtas. Queríamos que essa estrutura fosse o mais fina possível, por isso teve que ser metálica. A estrutura é um perfil metálico com acabamento de laca branca de 8x8 cm com todas as instalações embutidas por dentro da mesma.
O restante dos materiais foi escolhido com o objetivo de mimetizar os elementos com parte do piso de pinho já existente e a cor branca das paredes. Os diferentes graus de privacidade da residência se configuram com os graus de opacidade dos vidros que servem de fechamento de tal estrutura, em sua maioria transparentes, mas em alguns momentos opacos ou translúcidos dependendo da necessidade.